segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Lúdico na educação

Rosemeire Alves, professora de português, publicou um artigo comentando sobre a importância do brincar na sala de aula. Transcrevi abaixo dois parágrafos que julguei mais interessantes ao nosso propósito.
"As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir dele muito pode ser trabalhado. Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regra, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem. Através delas as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, desenvolvem características importantes para a vida adulta. O raciocínio lógico, a aceitação de regras, socialização, desenvolvimento da linguagem entre as crianças são algumas importantes habilidades desenvolvidas durantes as brincadeiras.
No entanto, ainda hoje, na visão do educador a brincadeira e o estudo ocupam momentos distintos na vida das crianças. O recreio foi feito para brincar e a sala de aula para estudar, cabe a outro profissional o papel de interagir com o aluno em uma brinquedoteca, e o parque, é apenas um momento de descanso dos afazeres escolares ou para distrair a turma, muitas vezes com brinquedos inadequados para a idade ou longe do alcance das crianças."

Publicado em 07/10/2004
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=246

Camila Ogando

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