terça-feira, 19 de agosto de 2008

Chega de desenho pronto (e mimeografado)

Muitos professores da Ed. infantil acreditam que o desenho deve representar a realidade e se aproximar dela. Fiéis a essa convicção, usam em sala de aula imagens prontas, mimeografadas. Há algo errado nisso?
Sim, segundo Marisa Szpigel (selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador nota 10), vale notar que as primeiras manifestações visuais das crianças são gráficas: as linhas. Seus desenhos resultam em grafismos que registram gestos diversos. O corpo todo pode estar envolvido na atividade e, por isso, é importante garantir possibilidades de movimento, oferecendo suportes variados em tamanho e formato. Desenhar em pé, sentado, de joelhos, tendo como suporte o chão, a parede ou o papel sobre uma mesa permite uma experimentação ampla. A imagem pronta desconsidera isso tudo, pois remete à idéia de que a criança não desenha. A produção de cada aluno se apaga. Quando iniciam as tentativas de figuração, muitos acabam por achar que o desenho "certo" é aquele entregue pelo professor. Assim, quando é pedido que realizem um desenho, eles dizem que não sabem, pois só copiam. Isso mostra que as imagens com as quais os pequeninos estão em contato influenciam sua produção gráfica. Se quisermos ampliar seu repertório, precisamos oferecer diferentes referências de desenho - para apreciar, olhar e conversar sobre as diferentes possibilidades gráficas. Observar ilustrações criadas por adultos e crianças, sintéticas e complexas, com muitas e poucas linhas, com figuras reconhecíveis ou não, ajuda cada um a encontrar e identificar o próprio modo de desenhar.

Texto retirado da revista "Nova escola", nº 208, dezembro de 2007.

Camila Ogando

Um comentário:

Infância e educação escolar disse...

Pessoal, pesquisando sobre alguns temas, encontrei esse texto na revista nova escola e postei no nosso blog, Quem sabe ele não poderia ser um idéia de pesquisa?

Camila