quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Observação
Visando avaliar na prática como as leis 11.114 e 11.274 se aplicam observamos uma turma de 1º série de uma escola privada da zona sul de Belo Horizonte. Essa observação ocorreu no mês de outubro, foram realizados ? visitas de ? horas, com serca de 13 alunos.Durante a observação realizada, percebemos que as crianças da 1ª série/9 estão totalmente adaptadas à sala de aula e às mudanças que ocorreram no princípio do ano. Devemos levar em consideração que estamos no mês de outubro, dessa forma, houve algumas dificuldades que já foram ultrapassadas.
A sala de aula é ampla, arejada, com 13 crianças, dispostas em fileiras. Há um acervo de livros infantis e brinquedos pedagógicos.
As crianças atualmente estão alfabetizadas, lêem com fluência e escrevem bem e já estão sendo cobradas conforme ás regras ortográficas.
A professora da primeira série também foi professora do Infantil 5 no ano passado. Durante a mudança, observou que os alunos tiveram algumas dificuldades em aceitar as novas rotinas, pois os conteúdos pedagógicos aumentaram e as responsabilidades também. Muitas vezes as crianças chegavam a relatar dores de cabeça durante a aula, com a desculpa de irem embora para casa. Porém não houve dificuldades pedagógicas, pois as crianças já estavam sendo preparadas para um nível mais exigente de aprendizagem.
Os projetos utilizados em sala de aula são sempre lúdicos para facilitarem a aquisição dos conteúdos. São realizadas visitas de personagens no contexto do projeto para ilustrar e também excursões para fixação de conteúdos abordados. Kramer (2006) ressalta a importância de o processo lúdico estar presente na sala de aula, respeitando o direito das crianças à brincadeira.

Raquel

Nenhum comentário: