quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Boa Tarde,

Encaminho a parte das observações da segunda etapa do Tidir. Provavelmente o trabalho ficará assim:

Observações
Visando avaliar na prática como as leis 11.114 e 11.274 se aplicam observamos uma turma de 1º série de uma escola privada da zona sul de Belo Horizonte. Essa observação ocorreu no mês de outubro, foram realizados três visitas de quatro horas com 13 alunos.
Um dos maiores objetivos de colocar as crianças de 6 anos no Ensino Fundamental é colocar mais crianças na escola, já que o ensino fundamental é a única etapa da educação básica que é obrigatória. Isso garante maior tempo de estudo para as crianças de baixa renda lhes dando a oportunidade de melhor preparo.
Essa mudança afeta principalmente as crianças vindas de classes populares, pois as classes privilegiadas já vivem essa realidade, mas sabemos que a mudança não ocorreu apenas na vida das crianças de classes mais baixas, por esse motivo resolvemos observar as mudanças que ocorreram numa instituição privada.
Durante a observação realizada, percebemos que as crianças da 1ª série/9 estão totalmente adaptadas à sala de aula e às mudanças que ocorreram no princípio do ano. Devemos levar em consideração que estamos no mês de outubro, dessa forma, houve algumas dificuldades que já foram ultrapassadas. De acordo com a professora, os alunos no início do ano letivo, sentiam a necessidade de “brincar” e demoraram um pouco para entender a lógica do ensino fundamental. No princípio, sentiam dificuldades para levar atividades para serem realizadas em casa.
A sala de aula é ampla, arejada, com 13 crianças, dispostas em fileiras. Há um acervo de livros infantis e brinquedos pedagógicos.
A professora da primeira série também foi professora do Infantil 5 no ano passado, o que facilitou o processo de mudança para as crianças. A mesma afirma que durante a mudança os alunos tiveram algumas dificuldades em aceitar as novas rotinas, pois os conteúdos pedagógicos aumentaram e as responsabilidades também. Muitas vezes, as crianças chegavam a relatar dores de cabeça durante a aula, com a desculpa de irem embora para casa. Porém não houve dificuldades pedagógicas, pois as crianças já estavam sendo preparadas para um nível mais exigente de aprendizagem.
As crianças atualmente estão alfabetizadas, lêem com fluência e escrevem bem e já estão sendo cobradas conforme as regras ortográficas. Em um dos dias da observação, a professora realizou uma atividade que tinha como objetivo, a interpretação de texto. Foi solicitado para os alunos após a leitura a identificação do tema, assunto, ilustrador, editora do livro e um breve comentário sobre o que acharam do texto. Todos os alunos conseguiram realizar o exercício com êxito. Durante a observação, os alunos não demonstraram dificuldades ortográficas e gramaticais, desenvolvendo os exercícios com facilidade.
Os alunos trabalham com uma apostila contendo todo o conteúdo do currículo, sendo a mesma voltada para temas atuais. Em uma das observações, a professora realizou uma atividade baseada na realidade dos alunos, com isso podemos perceber que para a inclusão desse alunos no ensino fundamental é importante realizar esse tipo de atividade, mais voltada para o “mundo” das crianças, respeitando o tempo e a necessidade de compreensão da idade.
Os projetos utilizados em sala de aula são sempre lúdicos para facilitarem a aquisição dos conteúdos. São realizadas visitas de personagens no contexto do projeto para ilustrar e também excursões para fixação de conteúdos abordados. Kramer (2006) ressalta a importância de o processo lúdico estar presente na sala de aula, respeitando o direito das crianças à brincadeira.


Beijos,

Viviane Cecílio


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